sábado, 7 de agosto de 2010

Viver sem Obesidade!!!!! Parte I

Oi amigas,

Como eu havia dito, irei postar as partes do livro Viver sem Obesidade que eu achar mais interessante.

PARTE I
Obesidade - O enigma mental

*Fator Escudo

Pesquisas de âmbito mundial confirmam a tendência de se associar a aparência física a qualidades intelectuais e morais. O mais esbelto, certamente, agradarão mais. Ou pelo menos, os que apresentam uma forma mais estética ou atlética serão sempre, na nossa sociedade consumista e materialista, os mais aplaudidos visualmente.
As pessoas não são obesas porque querem ou desejam. Várias são as causas que geram a obesidade. Em 90% dos casos, a causa da obesidade está na utilização da gordura com uma espécie de escudo protetor contra um mundo tirânico e mordaz. Comer demais é uma maneira de sufocar fraquezas e de lutar contra o estresse e  a depressão da vida.
Assim, a obesidade pode ser explicitada com um problema físico- mental, em que, frequentemente, a pessoa se encontra 20% acima do peso considerado ideal para altura e tipo físico.

*Fator Angústia

A toda ação corresponde uma reação igual e contrária. Assim para cada alimento consumido haverá uma necessidade correspondente vital do organismo. E tanto a carência quanto o excesso de comida poderão produzir ações desastrosas na química do corpo. Se a questão de emagrecer se resumisse somente em privar o obeso de sua gordura não haveria maiores dificuldades. Mas deve-se considerar que o peso excessivo é um recurso defensivo que adere à personalidade do obeso. Despojado do seu escudo, sem um tratamento médico bem sistematizado, ele poderá ser envolvido por crises de angústia, retornando, na maioria dos casos, ao peso anterior.
No obeso o álcool e a comida são agentes para exprimir hiperemotividade, angústia, frustrações, insegurança, ansiedade, solidão, resultando quase sempre num  processo de fome exagerada e articifial. O alimento passa ser um instrumento de fuga, em que a fome gerará mais fome, e do círculo vicioso será difícil escapar.

Amigas por hoje é só, mas prometo postar mais coisas interessantes para todas vocês!!!!!!!!!




Beijos da amiga Ana Paula

10 comentários:

Belissima disse...

Aninha concordo plenamente com o que vc postou "No obeso o álcool e a comida são agentes para exprimir hiperemotividade"
Qdo estou ansiosa "como" e qdo estou deprê, "bebo"...
bjs

Flávia disse...

Muito interessante mesmo!!!
Linda, passando pra deixar um beijo e lhe desejar um ótimo domingo.

Minha fábrica de sonhos... disse...

Oi Aninha, hoje, sábado, tomei café e comi um sanduíche de pão integral.

Acordei fraca, amiga.

Beijão. Leia meu post de hoje, sábado.

Nara.

Unknown disse...

oi amiga, vim aqui pra te dizer que vc não é a única amada que já sofreu humilhações por ser gordinha ou por qualquer outro motivo... olha eu acho que na verdade quem mais nos magoa é a família, tias, tios, primos e primas que dizem o que querem e não veem que somos seres de carne e osso e que temos sentimentos, olha amiga eu sou assim, nunca digo nada a ninguém q eu sei que me magoaria, mais ai eu te pergunto será q os outros pensam assim, pensam q estão nos magoando, olha por isso que em várias fazes da minha vida em que estive acima do peso eu me isolava, mais hoje vejo que não era por vergonha de mim e sim por proteção, não queria escutar algo que me destruisse, pois eu pensava basta o quanto já me destruo em pensamentos e palavras duras... mais minha florzinha olha eu estou tentando mudar e ser uma estória de sucesso e nós vamos conseguir tenho fé...
bjinhos da Nega, flor

Clau disse...

Ana, adorei os textos do livro. Concordo com eles, depois posta mais, fiquei super interssada.

Bjs

Aline disse...

ohhh minha querida obrigado por ter ido no meu blog adoreiii
espero trocar muitas experiencias com vc ok
e ja vou te seguir sim minha flor bjkas♥♥

Mudando o Rumo da Vida disse...

Oi querida, quero agradecer o carinho e a visita no meu Blog, estamos juntas nessa luta viu.
ABRAÇOS E APAREÇA SEMPRE :-)

*Marli* disse...

Oi Ana Paula!

Adorei o seu post, concordo com o texto; ele faz pensar.
Vai publicar mais...eu vou ler, rs!

Valeu ter respondido as perguntas no meu post*

Beiju

kkkk disse...

HUm...Muito interessante o livro!
Linda...passei por aqui para dar uma olhadinha no seu cantinho e te deixar um abraço...desejando a você uma segunda perfeita!

Bjus...

Aline Ferreti disse...

Oie Ana!

Adorei o segundo fator..o primeiro a gente meio que sabe.. embora muitas vezes a gente não queira "ver". O segundo é mais direto e serve de aviso!

Bjka e ótima semana!